Google+

14 de janeiro de 2009

Renault: manual do proprietário na internet

Democratizar e difundir amplamente todo o conteúdo e as informações técnicas e de utilização contidas no manual do proprietário da sua atual linha de produtos (veículos de passeio e utilitários).

É com esse objetivo que a Renault do Brasil se tornou, recentemente, uma das empresas pioneiras na disponibilização da versão eletrônica do manual do proprietário de todos os seus modelos para download em seu endereço eletrônico na internet, o http://www.renault.com.br. A versão digitalizada do manual do proprietário está disponível no formato de arquivo Adobe Reader, um dos softwares mais populares da rede mundial de computadores.

Com isso, o tamanho do arquivo eletrônico de cada um dos manuais é reduzido, o que diminui o tempo necessário para o internauta realizar o download, além de permitir que o cliente visualize em sua tela de computador o mesmo layout -- incluindo textos e ilustrações existentes -- da versão impressa entregue no momento da retirada de um veículo da marca zero-quilômetro. (Divulgação Renault nesta data)

5 comentários:

  1. Lembrando, a GM há algum tempo também disponibiliza o manual pela internet a quem quiser baixar...

    ResponderExcluir
  2. Antônio Martins14/01/09 22:17

    A PSA faz o mesmo no site public.infotec, mas necessita cadastro. Inclui todos os manuais até de carros fora de linha, de todos os países em vários idiomas. Possibilita esquemas mecânicos e até compra de peças na área paga, mas aí depende da localidade.

    ResponderExcluir
  3. Antonio Martins14/01/09 23:00

    Bob, dei uma "folheada" nos manuais e li que a Renault prega amaciamento para seus motores. Na linha até o Sandero, "até 1000 km não ultrapasse 3.500 rpm", a essa rpm o Clio Campus não atinge 100 km/h, o carro não pode pegar auto-estrada até 1000 km.... No Mégane, vai além, " nos primeiros 1000 km não ultrapasse a velocidade de 130 km/h ou a rotação de 3000/3500 rpm, na relação de marcha mais elevada". Achei estranho, pois demais fabricantes nem tratam mais do assunto, só para motocicletas.

    ResponderExcluir
  4. Agora torcer para a Fiat lançar os manu online, já que sou pobre e se comprar um Tipo ou Tempra, nem manual tem mais...

    ResponderExcluir
  5. I think I come to the right place, because for a long time do not see such a good thing the!
    jordan shoes

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...